Sistema de Progresso

O Pioneiro ao longo do itenerário que irá percorrer estará sujeito a quatro etapas de Progresso.

 

Para mais informações ver no Programa Educativo.

Discrição das seis Áreas de Desenvolvimento,

                            Trilhos

                                 e respectivos Objectivos

  • Área Física
    Desempenho
    Auto-conhecimento
    Bem-estar físico
    III-F1. Testo de forma responsável os limites do meu corpo e pratico actividades físicas que me permitem conseguir um desenvolvimento equilibrado.

    III-F2. Aceito as características próprias do meu corpo e respeito as diferenças físicas entre as pessoas.

    III-F3. Reconheço que homens e mulheres têm características físicas diferentes e respeito os comportamentos e necessidades que vão surgindo.

    III-F4. Faço escolhas saudáveis a nível da minha alimentação, repouso e actividades físicas.

    III-F5. Tomo as medidas necessárias para o meu bem-estar físico e ando aprumado.

    III-F6. Conheço os malefícios das substâncias e comportamentos de risco e evito-os.


  • Área Afectiva
    Relacionamento e sensibilidade
    Equilíbrio emocional
    Auto-estima

    III-A1. Valorizo as minhas relações afectivas e demonstro equilíbrio na gestão de conflitos.

    III-A2. Comprometo-me com o bem-estar da minha família.

    III-A3. Reconheço que existem diversas sensibilidades estéticas e partilho os meus gostos.

    III-A4. Encaro com naturalidade a minha sexualidade e procuro integrá-la harmoniosamente na minha vida, respeitando-me a mim e aos outros.

    III-A5. Ajo de forma ponderada e reflectida, respeitando os sentimentos dos outros.

    III-A6. Reconheço quando me excedo e esforço-me por corrigir o meu comportamento.

    III-A7. Reconheço as características da minha personalidade.

    III-A8. Reconheço que erro e comprometo-me a melhorar as minhas características menos positivas.

    III-A9. Aceito as minhas próprias limitações, esforçando-me sempre por melhorar.

    III-A10. Conheço bem as minhas capacidades e invisto no meu desenvolvimento

     

  • Área Carácter
    Autonomia
    Responsabilidade
    Coerência

    III-C1. Escolho conscientemente as minhas referências e valores fundamentais.

    III.C2. Sou capaz de fazer opções e de reconhecer as suas implicações.

    III-C3. Estabeleço para mim, com regularidade, metas a atingir em várias áreas da minha vida.

    III-C4. Correspondo à confiança que em mim depositam.

    III-C5. Reconheço a importância das minhas tarefas, estabeleço prioridades e respeito-as.

    III-C6. Encaro os obstáculos sem desistir de encontrar soluções ou alternativas e reconhecendo as lições a tirar.

    III-C7. Assumo as minhas acções, aceitando as consequências das mesmas para mim ou para os grupos a que pertenço.

    III-C8. Partilho e defendo aquilo em que acredito de forma serena e fundamentada.

    III-C9. Ajo, em cada dia, de acordo com as convicções e referências que vou tomando para mim, tendo consciência do testemunho que dou aos outros.

     

     

  • Área Espiritual
    Descoberta
    Aprofundamento
    Serviço

    III-E1. Conheço e compreendo a vida dos profetas.

    III-E2. Conheço e percebo a vida de Jesus com os Apóstolos.

    III.E3. Reconheço que cada membro da Igreja é diferente e que isso é importante e enriquece a comunidade.

    III-E4. Vivo a oração como parte do meu quotidiano e participo nas celebrações comunitárias.

    III-E5. Conheço a perspectiva da Igreja sobre os temas principais a partir da fundamentação Bíblica.

    III-E6. Aprofundo as razões da minha fé no contacto com as outras religiões.

    III-E7. Defendo a vida humana como um valor absoluto.

    III-E8. Sei o que é ser "Sal da Terra e Luz do Mundo" e ponho-me ao serviço dos outros.

  • Área Intelectual
    Procura do conhecimento
    Resolução de problemas
    Criatividade e Expressão

    III-I1. Procuro sempre aumentar os meus conhecimentos, diversificando as vivências.

    III-I2. Sei onde procurar a informação e selecciono- a de acordo com as necessidades.

    III-I3. Conheço as minhas aptidões, sou capaz de optar por uma área profissional ou de estudo e identificar outros domínios de interesse pessoal.

    III-I4. Sei avaliar as experiências que vivo e utilizo o que aprendo de forma criativa nas novas situações que enfrento.

    III-I5. Analiso problemas, proponho soluções e escolho a mais adequada.

    III-I6. Assumo o desafio de criar ideias e projectos inovadores em que relaciono os meus conhecimentos e gostos.

    III-I7. Apresento ideias e emoções de forma criativa, explorando diferentes técnicas e meios e adequando-as a quem me dirijo.

  • Área Social
    Exercer activamente cidadania
    Solidariedade e tolerância
    Interacção e cooperação

    III-S1. Conheço os meus deveres e direitos e promovo que, à minha volta, os outros os conheçam.

    III-S2. Participo activamente nas comunidades em que me insiro, intervindo na promoção de causas comuns.

    III-S3. Quando perco uma votação, aceito a decisão e trabalho nesse sentido.

    III-S4. Identifico situações em que posso ser útil na resolução ou minimização de um problema social.

    III-S5. Participo, sozinho ou em equipa, na resolução ou minimização de um problema social.

    III-S6. Exponho as minhas ideias, respeitando e valorizando as dos outros.

    III-S7. Valorizo as diferentes funções no grupo e desempenho o melhor possível aquelas que me são confiadas.

    III-S8. Respeito as necessidades do grupo, nunca sobrepondo a minha liderança.

  • 7
  •